Dicas para não errar na decoração
- grandstilobsb
- 29 de mar. de 2016
- 4 min de leitura
Decorar é uma atividade muito prazerosa. Porém, não é todo mundo que pode contar com a ajuda de um design de interiores ou um arquiteto, não é mesmo? Sem essa orientação profissional, aquele famoso “faça você mesmo” pode acabar em tragédia, transtornos e muita dor de cabeça. Apesar de ser muito gostoso compor os ambientes da casa com muito cuidado e dando uma atenção especial a todos os detalhes, combinar os móveis com elementos decorativos, de uma forma que tudo fique agradável aos olhos, confortável e compatível com a personalidade dos moradores não é uma tarefa fácil para quem não tem experiência.
Um ambiente bem decorado precisa aliar praticidade, funcionalidade e beleza. Essa combinação é obtida através de boas pesquisas de mercado, paciência e muita criatividade. Para quem não apresenta intimidade com o assunto, esse é um desafio e tanto. Porém, não há nada que não possa ser resolvido, transformado e modificado ao compor um ambiente. Um bom motivo para ficar antenado nas tendências do universo decorativo e seguir as dicas coringas é economizar tempo e dinheiro na hora de decorar. Algumas escolhas podem deixar a decoração pouco prática, fora de moda e nada aconchegante, causando contratempos e desperdícios.
Objetivo da decoração
Ao decorar um ambiente a primeira coisa que deve ser feita é definir as prioridades de decoração e as necessidades que esse espaço deve atender. Muitas pessoas tem dificuldade em determinar as funções de cada cômodo da casa. Por exemplo, antes de começar a reforma e o troca dos móveis do quarto, você precisa decidir se o ambiente servirá apenas como dormitório ou também precisará acomodar um espaço para trabalhar ou estudar. Ao definir a intenção, não há riscos de arrependimentos e erros na divisão das medidas e na escolha das peças. Depois de feito isso é só seguir a ideia e monta a decoração do ambiente.

Perceber as necessidades
Assim como é fundamental definir a utilidade de cada ambiente antes de começar a decorar, também é muito importante descobrir e respeitar as necessidades da sua família. Por exemplo, uma casa com crianças pequenas e animaizinhos deve evitar comprar um sofá em cor clara. A decoração deve ser construída a partir do cotidiano dos moradores. Além de deixar a casa com a personalidade de quem mora nela, prestar atenção nesses detalhes facilita muito no dia a dia e favorece para uma maior conservação das peças.

Cuidados com o exagero de detalhes
Uma boa decoração de fato se faz através dos detalhes. Porém quando há detalhes demais em um ambiente o aclima fica carregado e até com um ar de desorganizado. É comum as pessoas acharem que quantos mais objetos ornamentando o cômodo, mais elaborada será a decoração. Só que na prática isso não acontece. Quando há muito itens, o local fica cansativo e disperso. Para não errar, é preciso encontrar um equilíbrio. Uma ideia é apostar em um detalhe principal que chame a atenção, sem “brigar” com os demais elementos. Ambientes minimalistas, seguindo uma linha clássica de decoração, nunca saem de moda e são ótimas alternativas para quem está em dúvida e não quer cometer nenhum erro. Lembrando que nenhum tipo de exagero é bem vindo quando se trata de decoração.

Móveis e objetos no tamanho ideal
Exagerar no tamanho das peças é um dos erros de decoração mais comum. Por isso, antes de sair comprando todos os móveis que vão compor a decoração de um ambiente é preciso se manter atento às medidas do cômodo. Antigamente, salas enormes eram decoradas com sofás pequenos. Hoje, com os imóveis cada vez menores, o contrário vem acontecendo: pequenos ambientes recebem móveis muito grandes. A principal consequência dessa desatenção é o espaço perdido e a circulação atrapalhada. Além disso, quando os itens são desproporcionais às medidas do ambiente, o cômodo parece menor do que realmente é.
Uso das cores e estampas
Fazer combinação entre cores e estampas variadas não é um erro de decoração. Pelo contrário, uma das tendências da temporada é exatamente essa mistura. O problema está quando não há harmonia na escolha. Não é recomendado que os elementos sejam mixados de maneira aleatória. As tonalidades e desenhos devem conversar entre si para que o efeito seja positivo e interessante.

Escolha das cores
As cores exercem muito influência no ambiente em que são inseridas. Por isso, escolher uma nuance para colorir a parede pode ser uma responsabilidade muito grande. Antes de sair pintando a casa, você deve buscar uma cor que se harmonize com o restante da decoração e que não deixe os espaços muito cansativos. Se você quer encher a casa com objetos coloridos, deve apostar em uma tonalidade mais neutra para as paredes. A ideia é sempre buscar o equilíbrio.
Iluminação
Luz é fundamental para qualquer casa. Ela pode ser natural, vinda do sol ou ainda ser fruto de um moderno sistema de iluminação. O importante é que ela ganhe uma atenção especial. A luminosidade deixa os espaços mais arejados e cleans, principalmente os ambientes pequenos e aqueles decorados com cores fortes.

Coloque personalidade
A nossa personalidade, estilo de vida, gostos e forma de se vestir na maioria das vezes reflete o que somos. O mesmo deve acontecer com o nosso lar e cômodos. A personalidade pode aparecer na decoração através do estilo dos móveis, das cores, de objetos de arte e até mesmo com a disposição dos elementos. No universo da decoração, se você decorar de acordo com seu estilo pessoal, a chance de cometer erros fica muito menor. Tudo gira em torno do seu estilo e você, melhor do que ninguém vai saber o que escolher. Seja qual forem sua preferência de móveis vintage, modernos, country, industrial e etc… Tudo pode funcionar tendo harmonia como regra.
Tendências
As novas tendências podem te auxiliar a ter mais ideias criativas. Nem sempre é tão arriscado utilizá-las. Uma nova moda na decoração pode aparecer no seu cômodo através de detalhes ou pequenos elementos decorativos espalhados no ambiente. As tendências podem também seguir cores ou combinações entre texturas ou entre modelos de decoração. Tendo cuidado e não exagerar, é possível criar um ambiente marcante e interessante sem cometer erros no décor.

Planejamento
Esse é um erro muito grave. Muitas pessoas começam a decoração sem saber como e nem por onde. Mais do que a questão do orçamento, a falta de planejamento pode causar muitas dores de cabeça e todos os erros listados anteriormente. É importante conhecer os limites financeiros e físicos antes de começar a decoração.













Comentários